LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE TRABALHO

LTCAT

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE TRABALHO;

O LTCAT é um laudo conclusivo, que tem a finalidade de explicar as condições dos ambientes de trabalho, mostrando todos os agentes – químicos, físicos, biológicos – que causam prejuízo à saúde do trabalhador em cada ocupação.

O LTCAT é realizado a partir de vistoria técnica minuciosa afim de conhecer as atividades diárias desenvolvidas pelos colaboradores, bem com a intensidade e concentração dos agentes ambientais dos quais tais colaboradores estão expostos. Para o cumprimento deste objetivo, vale lembrar que a maioria dos agentes ambientais só podem ser reconhecidos como insalubres quando são realizadas medições quantitativas de cada agente, verificando também o tempo de exposição e após isso comparando os resultados com os limites de tolerância  estabelecidos na NR 15 ou em outras normas internacionais como a ACGIH – American Conferences of Governamental Industries Higienists.

Para a realização de avaliações quantitativas, são utilizados equipamentos específicos como Dosímetros de Ruído, Bombas Gravimétricas, dentre outros equipamentos, acompanhados de seus devidos kits de amostragem para a coleta necessária. Após realizadas as medições, é necessário o envio dos kits de amostragem a um laboratório para que seja emitido um laudo para cada medição informando qual é a concentração do agente projetando-o para uma jornada de trabalho de 8 horas.

Caso os resultados obtidos estejam acima dos limites de tolerância, devem ser propostas medidas de eliminação ou atenuação dos agentes agressivos para que os mesmos sejam reduzidos afim de neutralizar os efeitos e garantir que a saúde dos trabalhadores não serão afetadas no decorrer dos anos.

O LTCAT atende a legislação do Ministério do Trabalho e do INSS em relação a concessão ou não de aposentadoria especial. Composto de Avaliações Ambientais o documento retrata dentro do ambiente laboral da Empresa a real exposição dos trabalhadores envolvidos, aos agentes físicos, químicos e biológicos em função das suas atividades.